Comprando a primeira Moto: Dicas essenciais para quem está começando!

Design sem nome (2)

Diferente dos carros, as motos podem ter funções bem mais específicas. Portanto, se você está comprando a primeira moto, antes defina como vai usá-la:

Ir ao Trabalho

Passeios de final de semana

Longas viagens

Encarar trilhas off – road

Pilotagem esportiva, dentre outras!

Penso que, qualquer finalidade que você venha a escolher, deveria começar pelo modelo de moto basicão. Todas as marcas hoje em dia têm um modelo de entrada com 150cc, partida elétrica e freios a disco para uso urbano. Qualquer que seja sua escolha, ela tem que ser compatível com a sua altura, de forma que seus pés atinjam o pavimento em um ângulo reto.

Aos poucos e no seu tempo, você vai adquirindo experiência e depois pode ir fazendo os upgrades de cilindrada ou estilo de moto. Motociclismo é como aviação: não se começa pilotando um caça!

É muito importante também ter cautela na sua pilotagem. A motocicleta não permite erros portanto muito cuidado e respeito a ela. O Piloto precisa de tempo para conhecer a moto e ela deve encaixar no seu corpo como um sapato confortável no pé!

Algumas Dicas Essenciais:

  • Respeite os limites de velocidade
  • Escolha horários de pouco movimento
  • Evite pilotar na chuva
  • Treine as frenagens em locais com bom pavimento
  • Não leve garupa até você se sentir seguro. Isso é  só no começo. Depois com experiência adquirida vai ficar tudo bem!
  • Não pegue corda dos amigos para correr em pegas. Um bom piloto volta para casa todos os dias e você certamente é amado e importante para muita gente.

Aconselho também a procurar um bom Centro de Formação de Condutores (CFC) que não esteja preocupado somente em lhe ensinar a passar no exame do Detran mas também passar noções de conduta de trânsito e conceitos de segurança. Um passo de cada vez!

Continue com a gente, este artigo é para você: Reflexões de uma Motociclista, pilote equipado!

#cadamotoumavida

0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *